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  • Duração50.0 horas
  • Nível InicialNível 4
  • Dias16
  • Formandos previstos16
Área de Formação

Comércio

Referencial de Formação

Técnico/a de Vitrinismo

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Definir o conceito de marketing e identificar a influência das variáveis do mercado.
  • Definir o conceito e os objetivos do marketing mix e identificar e analisar os fatores que intervêm no marketing mix.
  • Descrever as diferentes fases que constituem o ciclo de um plano de marketing.
  • Descrever as diferentes fases que constituem o ciclo de vida de um produto.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Marketing
    • Definição e terminologia específica
    • Campo de acção
    • Objetivos
    • Mercados
      • Categorização, evolução e variáveis
      • Segmentação
      • Definição de mercados-alvo
  • Objetivos e técnicas dos estudos de mercado
  • Marketing mix
    • Definição
    • Fatores intervenientes
      • Produto
      • Preço
      • Comunicação
      • Distribuição
  • Plano de marketing
    • Análise da situação - dentro e fora da empresa
      • Negócio
      • Empresas
      • Concorrência
      • Análise SWOT
        • Definição de objetivos para o plano de marketing
        • Definição do plano estratégico
        • Operacionalização
        • Aferição de resultados
  • Produto
    • Ciclo de vida de um produto
    • Política de produto da empresa
    • Produto e necessidades reais e artificiais do consumidor
    • Produto e comunicação

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.