Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração50.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias16
  • Formandos previstos16
Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Cuidador/a de Crianças e Jovens

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer a importância das artes visuais para o desenvolvimento global.
  • Identificar os conceitos básicos da comunicação no âmbito das artes visuais.
  • Reconhecer processos que conduzam à aprendizagem do olhar e do ver.
  • Identificar diferentes géneros e estilos no âmbito das artes visuais.
  • Intervir em diferentes universos visuais.
  • Colaborar na organização de atividades de artes visuais.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • A importância das artes visuais para o desenvolvimento global
    • As artes visuais enquanto forma de conhecimento
    • A interdependência entre os processos de: olhar, ver, dialogar e pensar
  • Dimensões da educação artística:
    • Fruição/Contemplação: Desenvolvimento das capacidades de apreensão e interpretação dos universos visuais em diferentes contextos: físico e digital
    • Interpretação/Reflexão: apreciação estética e artística: a expressividade e a intencionalidade
    • Experimentação/Criação
    • Experimentação de conceitos das artes visuais com recurso a técnicas e materiais
  • Conceitos de artes visuais:
    • Cor
    • Forma
    • Textura
    • Ritmo
    • Movimento
    • Linha
    • Espaço
  • Géneros e estilos nas artes visuais
    • Antiga
    • Moderna
    • Contemporânea
    • Efémera
    • Land art
    • Instalação
    • Arte urbana
    • Video arte
  • Atividades de artes visuais
    • Organização e planeamento

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.