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  • Duração25.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias7
  • Formandos previstos16
Área de Formação

Comércio

Referencial de Formação

Operador/a de Logística

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivo Geral

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

Conteúdos Programáticos

  • Relacionamento interpessoal
    • Principais interlocutores:
      • Internos
        • Marketing
        • Vendas
        • Produção
        • Finanças
        • Investigação & Desenvolvimento
      • Externos
        • Clientes
        • Fornecedores
        • Transportadores
    • Factores pessoais
      • Auto estima e afiliação
      • Motivação
      • Realização pessoal e profissional
    • Factores organizacionais
      • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
      • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
      • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
    • Factores relacionais
      • Rigor / objectividade
      • Eficácia e assertividade
      • Empatia e disponibilidade
      • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
      • Recolher contributos das entidades envolvidas
      • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
  • Comunicação escrita e oral
    • Conteúdos e língua
    • Linguagem corporal
    • Estilos de linguagem
    • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
    • Clara seleção e identificação dos destinatários
    • Escolha do formato a utilizar
    • Formas de arquivo

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.